Previdência Privada……será que vale a pena?

Esse é um tema que gosto muito de percorrer. Muitas pessoas me perguntam se realmente vale a pena contratar um plano de previdência, e minha resposta é sempre a mesma….depende!

Bom, depende do que?….você deve estar se perguntando. Depende de vários fatores, mas vou destacar os que considero mais relevantes antes de optar por um plano de previdência.

  • Você quer adquirir um plano empresarial ou um plano individual? No caso de ser empresarial, a empresa instituidora do plano vai contribuir também?
  • O que você espera de um plano de previdência no futuro? Complementar a aposentadoria do INSS? Transformar em renda vitalícia? Retirar o saldo formado de uma única vez e fazer a gestão desse recurso?
  • Que tipo de declaração de Imposto de Renda você utiliza? Simplificada ou Completa?
  • Tem outros tipos de investimentos? Seu perfil é mais conservador ou gosta de correr riscos?
  • Seus recursos serão aplicados em que prazo? 5 anos? 10 anos? 20 anos? 30 anos?

Todas essas perguntas são de extrema importância antes de optar por adquirir um plano de previdência, pois dependendo do caso o produto pode ser excelente ou simplesmente não atender as expectativas no futuro…e pior ainda….causar uma grande decepção.

As opções no mercado são muitas, então realmente fica difícil escolher diante de tantas variáveis, conforme destaquei. O mais prudente é procurar um corretor especialista que conheça profundamente esse produto, que saiba considerar todos esses fatores destacados, efetuando comparativos com outros investimentos, analisando as taxas de carregamento e de administração dos fundos de investimentos, explicando detalhadamente como elas são cobradas, pesquisando a rentabilidade dos fundos, e muito mais.

Tomando esse cuidado, o plano de previdência pode se tornar um forte aliado no alcance dos seus objetivos no futuro que você dimensionar…5…10…20…30 anos ou mais.

 

Marcia Zambon